06/04/2018

A PEFEITURA MUNICIPAL EMBRENHA-SE PELO CAMINHO CERTO NA TENTATIVA DE DESOBSTRUIR LINHA PARA QUE O COMÉRCIO DE FORMOSA DO RIO PRETO ENTRE NOS TRILHOS

Republicação

Da esquerda para a direita: vereadores Hildjane e Netinho, Érika Seixas, secretária executiva da Umob; Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae no Oeste da Bahia; secretário Isael Rocha; vereador Meletinha; secretário de Desenvolvimento de Luís Eduardo Magalhães, Célio Oliveira. 

Em Formosa do Rio Preto, o atendimento ao cliente é uma técnica ainda a ser implantada, numa época em que ela deveria ser uma postura a ser cultivada por quem se predispõe a "abrir uma venda".
Nem se cogita em mencionar, aqui, sobre apresentação de produtos, serviços, ideias, vender desejos para as expectativas do cliente, porque seria ofensa ao comerciante. Fala-se do elementar, como:
  • comprar farinha em supermercado, medida por um rapaz mal vestido e sem o menor costume, com mãos desprotegidas e com capacidade para declarar que acabou de lavá-las (mãos);
  • comprar carne e pedir para lavar e moer, é muito para alguns açougueiros de supermercado, por  acharem que essa atitude atrapalha o andamento da fila de clientes que desejam pesar o mesmo produto; 
  • chegar no "caixa" e não poder participar do registro da dívida, em função da inexistência de caixa registradora, além de ter que suportar aquela "calculadorazinha" sempre com o visor de costas para quem está comprando; 
  • no ato do pagamento da conta, cujo total é expresso com convicção pelo atendente e pago pelo cliente com todas as dúvidas, é um ato grotesco, quase sempre, é compartilhado pela falta de troco ou pelo acréscimo de juros, caso seja proposta a quitação à vista com cartão de débito.
Apesar de serem atitudes que envolvem educação, atualmente, alimenta-se a esperança de que o comerciante de Formosa do Rio Preto se desenvolva um pouco mais e entre no esquema da concorrência, a fim de que o cliente seja mais respeitado.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, parece estar no caminho certo para favorecer a melhoria dos pequenos negócios em nosso município. Juntamente com os vereadores Hildjane Leite, José Antônio de Barros – o Meletinha – e José Raimundo Cerqueira – o Netinho, o titular da pasta, Isael foi em busca de condições, informações e parcerias para alavancar o comércio e a industria local, no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que ocorreu em Brasília nos dias 24 a 28/04 passados.
Segundo informações da Ascom da prefeitura municipal, Isael fez contatos importantes e conheceu exemplos de cidades que melhoraram a vida da sua população com o incentivo aos pequenos empresários. Neste sentido, a secretaria firmará parceria com o Sebrae para criar no município a Sala do Empreendedor, por meio da qual será possível oferecer orientação para os negócios locais, valorizando e dando suporte técnico para os empreendedores se organizarem.
No encontro, foi possível discutir e aprofundar conhecimentos sobre diversos temas ligados ao desenvolvimento sustentável, onde ficou claro que é preciso pensar em estratégias para enfrentar o momento de crise no país. O incentivo ao empreendedorismo é uma das alternativas que a gestão do município, através da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, pretende implementar.
O EMDS é realizado, bienalmente, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a participação de prefeitos, ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.
Na oportunidade, o secretário Isael Rocha e os vereadores Hildjane, Meletinha e Netinho, visitaram o Sr. Sady Carnot Falcão, da Linea Consultores Associados de Brasília, filho de Formosa e grande incentivador e cooperador no desenvolvimento do município.

O secretário Isael Rocha com Guaracy Pacheco, agente de desenvolvimento de Laranjeiras do Sul–PR
Visita ao Sr. Sady Carnot Falcão, da Linea Consultores Associados de Brasília, filho de Formosa e grande incentivador e cooperador no desenvolvimento do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário