05/10/2016

MÃE-DA-LUA, O ESPÍRITO DA NOITE


Foto: Fábio Paschoal
Mãe-da-lua ou urutau (Nyctibius griseus)

Grito horripilante! O som parece sair de um filme de terror.
É uma ave solitária, noturna e dificilmente se deixa ver, daí o nome popular de mãe-da-lua, espírito da noite. Sabe muito bem usar sua plumagem em tons de cinza, sendo facilmente confundido com um galho ou tronco seco de árvore. Quando a luz da lanterna passa diretamente pela pupila da ave, vemos dois olhos grandes e vermelhos. Isso acontece porque a luz bate nos vasos sanguíneos da retina e reflete a cor do sangue. Esse efeito amedrontador ajudou a criar a história do espírito da noite. 
Um espírito que aparece no início da noite. Dizem que quando ela canta as crianças precisam entrar em casa e ir pra cama ou correm o risco de serem levadas para o outro mundo.
Se algum dia você ouvir a Mãe-da-lua cantar, não se assuste, apenas lembre-se de que é hora de colocar as crianças para dormir.
Detalhe do “olho mágico” do urutau (Nyctibius griseus). As duas pequenas aberturas nas pálpebras permitem que a ave veja o que está acontecendo sem abrir os olhos totalmente. Com isso ele mantém o disfarce de galho quebrado e sabe se o predador está chegando perto demais. Em último caso, ele voa e deixa seu ovo para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário