Dr. Maurício, Coordenador do Programa de Saúde Bucal |
Em Formosa do Rio Preto, uma dessas ações, entre diversas outras de atendimento básico, está a de Saúde Bucal. O Programa de Saúde Bucal desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, está sob a coordenação do Dr. Maurício Maia da Fonseca, a quem foi dada a palavra para discorrer sobre o assunto.
Dr. Maurício diz:
Cabe esclarecer que a Atenção Básica desenvolve trabalho preventivo e não curativo. Famílias são, antecipadamente, cadastradas através de agentes comunitários de saúde que se responsabilizam por cada área adstrita. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, apenas nos casos mais complexos.
Hoje, em Formosa do Rio Preto, existem 05 (cinco) postos de atendimento (Saúde Bucal) dentro das Unidades Básicas de Saúde, quais sejam:
PSF (Programa Saúde da Família) Novo Horizonte, Sady Falcão, Osvaldo Barbosa, Alzira Serpa e Rozendo Barbosa (Bairro Projeto).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, funciona o PSE - Programa Saúde na Escola que visa a Educação em Saúde, fazendo-se distribuição de escovas, creme dental e aplicação de flúor nos alunos.
As ações de média e alta complexidade, como já foi dito, estão previstas para serem executadas no CEO - Centro de Especialidades Odontológicas que foi aprovado na última Conferência Municipal de Saúde, também com parceria do governo federal.
No momento, em Formosa do Rio Preto, com esforço da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal e pela Coordenação de Saúde Bucal, já funciona, em parceria com a Secretaria de Ação Social, o laboratório regional de prótese dentária que distribui, em média, 60 (sessenta) - entre próteses totais e parciais removíveis) - por mês.
Mesmo com esses serviços disponibilizados, entretanto, vale ressaltar que é extremamente necessário o cuidado doméstico com dentes e gengivas, como por exemplo:
· visita regular duas vezes ao ano, ao dentista;
· diminuição da ingestão de alimentos com alto grau de açúcar;
· e, sobretudo, o cuidado com a higiene bucal que deve ser feita pela própria família.
O município conta com seis profissionais do ramo no serviço público, respondendo por uma demanda de 23 mil habitantes, além de cinco clínicas odontológicas privadas.
No que diz respeito à fluoretação das águas de abastecimento público, esta não é feita em Formosa do Rio Preto. Os cremes dentais já vêm com quantidade suficiente de flúor, caso seja feita a escovação dentária quatro vezes ao dia (após as refeições e à noite, ao deitar).
É necessário frisar que a visita trimestral ou bimestral ao dentista é algo indispensável para a realização de profilaxia dentária e gengival e aplicação de flúor gel, o qual é mais concentrado e de uso profissional.
Alertamos para o uso indiscriminado de flúor que pode causar fluorose, uma patologia causada pelo excesso deste elemento químico no organismo, o que deixa os dentes escuros, podendo depositar nos ossos e outros tecidos calcificados do corpo.
Enfim, o tratamento de Atenção Básica não abrange todos os procedimentos odontológicos, tendo que ser complementado no serviço privado. Sabe-se que ainda é um serviço dispendioso, mas é oportuno dizer que a assistência adequada à saúde e consequente bem-estar é premissa para a construção de um presente de oportunidades e de um futuro cada vez mais alvissareiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário