Neste final de semana uma situação de vandalismo revoltou os moradores de Mateiros-TO, no Jalapão. Um dos principais cartões postais da região foi pichado.
Por Régis Caio
A Pedra da Baliza fica localizado na divisa do Tocantins com a Bahia, entre o município de Formosa do Rio Preto- BA e Mateiros-TO, nas proximidades do Jalapão. Neste final de semana o monumento foi alvo de vândalos que picharam a pedra. “Fico revoltado! Estão destruindo nosso patrimônio, porém, esperamos que as autoridades tomem as providências para assegurarem a preservação aos pontos turísticos que estão sob tutela do estado”, disse um morador de Mateiros nas redes sociais e que enviou fotos ao Portal Atitude.
A Pedra da Baliza tem 6 m de altura e 1 m de perímetro, na base, levantada do chão mais de 2 metros e se destaca imponentemente, no meio da planície do cerrado, como um monumento notável. Possui a forma de uma taça e tem esse nome porque foi, historicamente, considerada como marco para a divisa entre Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí (na verdade os dois últimos ficam um pouco mais ao norte).
Obs.: Embora localizada em Formosa do Rio Preto/BA, a Pedra da Baliza se encontra na divisa com o município de Mateiros, no Estado do Tocantins, bem próximo ao Parque Estadual do Jalapão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário