23/03/2018

CHOCOLATE DO OESTE DA BAHIA É DESTAQUE NO PROGRAMA “É DE CASA”

Nas minhas viagens pelo Brasil, esta semana fui parar no oeste da Bahia – e me encantei com Barreiras. Foi uma visita breve – só para uma reportagem que você vai ver logo, logo no “É De Casa”. Mas fui tão bem recebido que só podia ter parado alguns minutos na frente do Rio Grande (afluente do Velho Chico!) pra mandar meu recado de gratidão pra esse canto da Bahia maravilhosa... Dá um play aí pra ver – e mais uma vez... obrigado, Barreiras! (Zeca Camargo).

O apresentador Zeca Camargo, do programa "É de Casa", da Rede Globo, visitou o Oeste da Bahia para conhecer a história do chocolate produzido na região pela família Veloso. O cacau é plantado no sitio Jacarandá, Barreiras Norte, em uma área de quatro hectares desde 2002, pelo produtor Antônio Veloso. O fruto se tornou a base de renda de toda a família, que começou a produzir, com a matéria prima, licor de cacau, brigadeiro, amêndoas de cacau cristalizadas e chocolates, criando a marca “Cacau do Oeste”, empreendimento apoiado desde o início pelo Sebrae.
O chocolate produzido na propriedade é feito pela filha do cacauicultor, Ana Paula, que há quase dez anos vem se qualificando para uma melhor fabricação de chocolates e derivados, utilizando o cacau produzido pelo pai. Ana conta que o Sebrae foi muito importante na construção do empreendimento familiar e que, por meio da instituição, participou de várias capacitações, como o Empretec e consultorias de gestão financeira, além de missões comerciais e feiras.
A empresária destaca o Programa Sebraetec, que criou a marca e desenvolveu as embalagens dos produtos. “As mudanças foram necessárias para que o produto ficasse mais atrativo e apresentasse todas as informações da composição”, pontuou.
Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo Oeste da Bahia, a contribuição da instituição foi importante na capacitação dos produtores e na prospecção de mercados, mas o que faz a diferença é o comportamento empreendedor. “Acreditamos na iniciativa e apoiamos a formatação do negócio. Eles estão de parabéns pela persistência e determinação”, frisou.
O Oeste baiano é conhecido, mundialmente, como o celeiro de grãos, onde são produzidos soja, milho, algodão e café. Agora, com a divulgação nacional do cacau e chocolates produzidos na região, são abertas novas perspectivas e oportunidades para os empreendedores locais. A marca “Cacau do Oeste”, por exemplo, é uma homenagem à região e divulga mais uma vocação do cerrado da Bahia.
O programa “É de casa” que vai mostrar a história da família Veloso vai ao ar no próximo dia 31 de março, especial Páscoa, sábado a partir das 9h, na Rede Globo de televisão. Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário