A leitura faz parte da vida da estudante Michele Santos, 15 anos, que tem nos livros a sua maior companhia diária. De tanto gostar de ler, a escrita flui fácil em versos e prosa. Não por acaso, a aluna do 1º ano do Colégio Estadual Polivalente de Camacã, no município do sul do estado, conquistou o primeiro lugar, na categoria ‘Poesia Ensino Médio’, do III Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação, realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Foram 520 textos lidos e avaliados pela comissão julgadora e a premiação será no próximo dia 25, na Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador.
A rede pública estadual foi representada também pelas estudantes Eilane de Souza, 16, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana, em Santa Rita de Cássia, e Thaís Fontes, 16, do Colégio Estadual Edilson Freire, em Maracás, na regiaõ centro sul. A Menção Honrosa ficou para Jéssica Pereira, do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, de Formosa Rio Preto, no extremo oeste do Estado.
Tempo de Arte Literária
A criação poética dos estudantes das escolas estaduais é estimulada por meio do projeto estruturante Tempos de Arte Literária (TAL), desenvolvido durante todo o ano letivo. Em suas criações, os estudantes revelam suas percepções sobre si e sobre o mundo. Passeiam por temáticas que retratam, por exemplo, o ciclo da vida, a infância, problemas sociais, o mundo rural, a poesia, as etnias, a natureza, o sagrado, a utopia, personagens da música e da história e ainda os sentimentos e os sonhos que preenchem a alma estudantil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário