ESTRADA SERÁ RECUPERADA NUMA PARCERIA ENTRE AIBA E GOVERNO DA BAHIA.
Os 157,80 km da BA 459 que ligam a localidade de Placas ao posto Cerradão serão recuperados. Conhecida como Anel da Soja, a rodovia vai ser totalmente pavimentada e revitalizada, atendendo a uma demanda antiga dos produtores do Oeste da Bahia por ser um dos principais corredores de escoamento da produção da região. Nesta quarta-feira, 3, foram iniciadas as obras.
No oeste da Bahia, as estradas que servem à região produtora em terras altas, nunca tiveram a devida atuação dos constantes governos do Estado. Inicia safra, termina safra e as condições de precariedade são as mesmas. A situação só não é pior graças ao espírito empreendedor e corporativista dos agricultores empresariais por meio de suas associações como de Agricultores e Irrigantes (Aiba) e dos Produtores de Algodão (Abapa). Mas, de uns tempos para cá tem havido parcerias entre estas duas entidades privadas e o Governo da Bahia.
De acordo com a Aiba, a intervenção que inclui a pavimentação de 25 quilômetros e a revitalização de outros 20 quilômetros, por meio de operação tapa-buraco, além de serviços de limpeza de acostamento (roçagem) e reposição da sinalização horizontal e vertical (pintura no solo e placas), é fruto de um convênio entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
Serão investidos R$ 7 milhões, dos quais R$ 5 milhões são oriundos dos cofres públicos e R$ 2 milhões são de contrapartida dos agricultores, por meio do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro) – fundo criado pelos produtores rurais e que é destinado a obras de infraestrutura e logística.
Ao contrário do que muitos pensam, o produtor rural não está preocupado apenas no que se passa da porteira da fazenda pra dentro. Na verdade, as maiores adversidades que enfrentamos estão justamente fora do campo, mais especificamente nas estradas, na hora de transportar a produção, já que as péssimas condições das estradas oneram, e muito, o nosso custo – diz o presidente da Aiba, Julio Busanto.Ainda de acordo com ele, foi por isso que os agricultores criaram um fundo para ajudar o governo na recuperação das mesmas, pois eles estão cientes da crise que o país atravessa, inviabilizando o Estado de resolver tudo.
Ainda mais na Bahia, que tem extensão territorial imensa e uma das maiores malhas viárias do país. Espero que a parceria bem sucedida entre o Prodeagro e o Governo inspire outros setores da sociedade a fazerem o mesmo – pontuou o presidente da Aiba e do Prodeagro, Júlio Cézar Busato, ressaltando o empenho do governador Rui Costa e do Secretário Marcus Cavalcante em celebrar o convênio.
Há mais de 10 anos sem receber manutenção – afirma a Aiba – , o Anel da Soja registra um tráfego intenso de veículos de carga, com fluxo diário de cerca de 1.018 veículos pesados, conforme dados oficiais da Superintendência de Infraestrutura de Transporte (SIT).
Ainda segundo Busato, a data de hoje ficará na memória dos produtores rurais da região, que há tempos aguardavam pelo início dos serviços.
O presidente do Fundo, diz ainda que a parceria entre o Prodeagro e o Governo deve se estender para outras rodovias da região Oeste, beneficiando não só os produtores rurais, mas toda população.
Tenho certeza de que esta foi a primeira de muitas obras que irão se suceder. Em um futuro próximo firmaremos outras parcerias sempre buscando o crescimento da região e a melhora da condição de vida das pessoas que vivem aqui, concluiu.

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