12/03/2014

SACADA "ROUGH"

Grande amigo o Pastor Alemão, mas os nazistas o criavam contra judeus,
 homossexuais, ciganos ou grupos que representavam incômodo.
Desde que frequento as redes sociais fico impressionado com a grosseria e agressões de algumas pessoas.
Pra falar a verdade nem são "algumas", mas muitas.
Até que um leitor, Henrique Fernando, comentou comigo: - "É a forma que alguns têm de aliviar as tensões."

E aí veio o saque: pessoas criativas (não precisam ser artistas) extravasam suas tensões e raivas criando. Sejam memes (“O Gene Egoísta” - Richard Dawkins); posts; mensagens sublimando a raiva por palavras de fraternidade e religiosidade; compartilhando humor, ironia e mesmo humor agressivo, mas jamais grosserias e baixarias que envergonham qualquer pessoa com educação e ética, mesmo que medianas.
As pessoas que não conseguem ter o espírito criativo não conseguem sublimar suas tensões e raivas, daí partem para o confronto direto com qualquer coisa que as ameace em seus valores.
E isso se dá tanto entre esquerda e direita, como entre ateus e religiosos, ou quaisquer outros campos ou nuances.
Ser religioso não significa, necessariamente, estar com Deus, bem como ser ateu não significa que se descobriu o mistério da vida. Da mesma forma dizer-se de esquerda não torna alguém mais fraterno e solidário, bem como ser de direita não torna ninguém, necessariamente, um fascista.
É preciso mais. Sobretudo é preciso ser criativo. Ter a capacidade de reinterpretar as ameaças aos seus valores e "dogmas", criando canais mais afetuosos e agradáveis na relação com seus fantasmas internos, que extravasam sempre em cima do outro, principalmente, nas redes sociais, já que a covardia é o que lá, predomina. (Bemvindo Sequeira)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário